Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Receitas com abóbora manteiga!

Esta abóbora...tem um sabor muito suave!
Com ela podemos fazer excelentes refeições!


Por aqui ... cozo-a levemente e recheio-a a gosto:




Para acompanhar ... o que houver na horta:


Deram-me a provar uma fatia de 
bolo de abóbora
 e eu pedi a receita:



- 3 chávenas de farinha;
- uma chávena e meia de açúcar;
- 1 chávena de líquidos
(eu usei óleo e sumo de laranja)
- 3 gemas;
- 3 claras batidas em castelo;
- 1 chávena de abóbora triturada;
- 1 colher de chá...de fermento!

Segui os passos habituais de um bolo simples:

_ bater as gemas com o açúcar;
_ acrescentar a abóbora triturada;
_ adicionar os líquidos;
_ misturar a farinha e o fermento;
_ envolver as claras em castelo!

Aqui inventei:

Barrei uma forma com fundo amovível
...
polvilhei com pão ralado e
uma mistura de cereais e passas:


Deitei a massa e por cima coloquei
abóbora ralada:


O aspeto era bem agradável!




Receita aprovada!!!

Já se aperceberam que a minha "cozinha" 
é do mais simples que há...e se possível 
com custos menores e de fácil execução!

Talvez por ter uma vida muito agitada
e ter meu tempo bem ocupado...na cozinha
tenho de ser rápida...aproveitar o que a terra
me oferece (e os amigos também)
e sobretudo...não desperdiçar!!!

Minha mãe...usava e abusava de abóbora
e eu tento manter a tradição e 
"reinventar" novas receitas:



Aqui cozi a abóbora e recheei com sobras de churrasco!


Abóbora manteiga com quinoa e ovo!


Aqui banana ... queijo e fiambre!




A abóbora manteiga ou almiscarada 
coze facilmente!

10 comentários:

  1. Tudo excelentes sugestões! Bom ano! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que maravilha parece ficar muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Excelentes formas de comer abóbora! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Fiquei maravilhada com tais sugestões... Porque abóbora, é algo que eu e a minha mãe normalmente apenas usamos em sopas... quando afinal haverá um mar de possibilidades e muitas outras utilizações...
    Adorei! Passando por aqui, a espreitar as últimas novidades, que me escaparam nos últimos dias, e deixando os meus votos de um feliz 2017, para si e todos os seus, Gracinha!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Me parece que tudo está maravilhoso. Na cozinha gosto de pratos rápidos e práticos também.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Eu não gosto de abóbora, mas o bolo tem bom aspeto!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Oi Graça, bd!
    Eu sou fã de abóbora e acredito que seu bolo tenha ficado delicioso.
    Amiga, desejo que 2017 seja um ano abençoado e maravilhoso p/vc é p/sua família!
    Bjsssss

    ResponderEliminar
  8. Tudo óptimas sugestões! Adoro abóbora, acho super versátil!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto. Tudo tão saudável, nutritivo e criativo.É de comer com os olhos, beijinhos

    ResponderEliminar