Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Tarteletes de lentilhas!

Tinho comprado
lentilhas verdes e como
ficaram muito cozidas
pois usei a panela de pressão
e não consegui controlar
a situação... há que inventar!!!

Vejam o aspecto destas tarteletes
que ficaram super gostosas:



Fiz a massa a "olhómetro" :


2 copos com lentilhas
cozidas e escorridas
1 copo com bebida vegetal
(aveia) 
1 copo com farinha de aveia
1/2 copo com farinha de arroz 
2 ovos


Temperos a gosto:
sal
pimentas
gengibre


Ralei:
pimento amarelo
cenoura
curgete

Fiz 3 tarteletes
de uma vez só:


Queijo ralado:


20 minutos 
180.°



Soltam_se facilmente
destas formas de silicone:


No dia seguinte e como
tinha guardado a restante
massa no frigorífico, acrescentei:


milho
queijo ralado



As 3 foram consumidas assim:


bacalhau
rebentos de feijão mungo
molho de soja


pedacinhos de frango
fritos em azeite
molho inglês
mel


Aqui... virei_a ao contrário 
e acompanhei com esparregado
de favas e ovo estrelado! 

As outras 3 foram congeladas!

Todas as minhas refeições
são apreciadas pela nutricionista
(que me acompanha há
dois anos)
e me vai dando dicas
de modo a aperfeiçoar!

Segundo ela... sou bastante criativa
mas... não é por me gabar
... sempre fui assim!
Gosto de muita cor à refeição
tal como na vida!
Sou rápida a pôr a refeição
na mesa!

RESPONDENDO

... à Cidália
meu companheiro
faz uma alimentação básica
à base de sopa bem portuguesa
com tudo a que tem direito
e depois... carne ou peixe
com alface ou couve cozida!
Não come nada do que
eu gosto de petiscar por isso
faço sempre refeições para
ele e... para mim!
Habitualmente faço sopa
para uma semana e congelo!
Estufo ou asso carnes variadas
e congelo de modo a ter
as refeições dele orientadas!
...

... à Majo e às sugestões
válidas que me tem dado
... eu sei 😉... mas eu como
também com o coração... e
aí a tal rebeldia de fazer
o que mais gosto mesmo
indo contra o que é
recomendável numa dieta!
... e olha para mim... nos meus
63 anos (sem máscara mas onde
não passava ninguém... à espera
que a cabeleireira abrisse) 😂


8 comentários:

  1. Que originais e apetitosas tarteletes. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelas sugestões e pela resposta! Sopa também congelo, outras coisas que se façam a mais, mas comemos igual.



    Beijo e um bom fim de semana! :)

    ResponderEliminar
  3. Ola:- Aspecto delicioso de fazer crescer água na boca
    .
    Bom fim de semana
    Cuide-se

    ResponderEliminar
  4. Ninguém diria que estás a ser seguida por uma nutricionista!!!
    Então, andas há dois anos a fazer um regime para perder peso?!
    São processos que devem ser organizados para um período breve.
    Para 10 Kg, um máximo de 5 meses...

    Quanto à foto, não me referia à que estás despenteada, mas à do teu perfil.
    Tudo pelo melhor.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde de fé e esperança, querida amiga Gracinha!
    Adoro suas sugestões, lentilha é numa delicia e hoje pedi para trazer aqui.
    Muito bom tudo que ensina e eu gosto da sua criatividade.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  6. Uma tartelete que se enquadrava imenso nesta fase de alimentação low carb que estou a ter :)
    E deve ser bem saborosa.

    XoXo
    - Helena Primeira
    - Helena Primeira Youtube
    - Primeira Panos

    ResponderEliminar
  7. Bom dia Gracinha,
    As tarteletes têm ótimo aspeto e deviam ser deliciosas.
    Um beijinho e bom fim de semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  8. Belos petiscos!!!
    Bom fim de semana, bjs.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar