Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Hoje vamos falar de ... SOJA!

A soja entrou recentemente 
nas nossas refeições!
Rica em proteínas
é um excelente substituto da carne.

Meu herdeiro é vegetariano e
 sempre que me visita
tenho de orientar as refeições 
nesse sentido!


Este é um tipo de soja 
que devido à sua textura
esponjosa
nem sempre é  
a mais apreciada!

Habitualmente
 coloco-a de molho umas horas
e cozo-a com algum tempero
a gosto!


PRIMEIRA RECEITA


Coloquei legumes 
variados e pedaços de fruta
numa frigideira
com um pouco de azeite
deixando cozinhar lentamente!
(não uso mais temperos
devido à mistura de sabores)

Juntei-lhe a soja e
escalfei uns ovos:



SEGUNDA RECEITA


Fiz uma quiche de soja:

Numa frigideira 
coloquei um pouco de azeite
e nele deixei alourar: 
soja (cozida)...espinafres
cebola...pimento
cogumelos...ananás
ovo cozido!


Coloquei a massa 
folhada numa tarteira
(não retiro o papel 
que a envolve);

Coloquei o conteúdo 
da frigideira dentro da tarteira;

Bati 4 claras em castelo
acrescentei as 4 gemas
cuidadosamente
e distribuí pela quiche!

Foi ao forno 
deliciou-nos numa
refeição saudável!

5 comentários:

  1. Aqui em casa não a consumimos,mas pra quem gosta trazes boas opções! bjs, choica

    ResponderEliminar
  2. Amo soja bem preparada amiga! Essa sua receita dá água na boca! Abraços, tenha um abençoado fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Não gosto de soja, mas acreito que tenha ficado ótimo para quem gosta.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá, querida amiga Gracinha!
    Hoje comi almôndegas de soja... uma delícia!
    Gosto de alimentos naturais, não tenho problema com os sabores um pouco distintos do habitual... Adorei a receita da quiche...
    Seja muito feliz e abençoada!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  5. Não sou a maior fã de soja... ou então sou eu que não a sei cozinhar que as duas sugestões aqui dadas parecem muito apetitosas!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar