Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

Bolo com sabor a figos ...

... mas pode ter outro sabor
basta para isso ... optarmos
por outra fruta!


Comecei por untar e polvilhar
a forma ... espalhando
um pouco de açúcar
e dispondo os figos ... a jeito!!!


Precisa de 6 gemas
e 6 claras em castelo!


Bati as gemas com uma caneca quase
cheia de açúcar ... meia caneca
com leite e 2 colheres de manteiga!

Usei bebida com sabor a coco!!!


Fui acrescentando
duas canecas com farinha!


Adicionei
um punhado de figos!


Por fim ... envolvi as claras em castelo
com a ajuda de um garfo!


Foi ao forno cerca de 40 minutos
a 180.º pois não usei a massa toda!

Coloquei o suficiente para
formar um bolo/tarte:




Com um terço da massa
fiz um bolo pequeno para congelar:



Assim quando aparecer alguém
para o lanche rapidamente
descongela e se ainda houver figos
faço um doce para o cobrir!!!


Este ano ... as figueiras
presentearam-nos com saborosos figos:


Para que as maçãs não se estraguem
é preciso inventar e atendendo
a que são muito doces ... assei-as
apenas com licor ... canela e um 
pouquinho de açúcar:





13 comentários:

  1. Que delícia parece ser e também gosto de ter sempre algo no congelador prontinho! beijos, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  2. Saio sempre daqui a salivar de gulodice !! Looool


    Outono impiedoso.
    Beijos - Bom feriado...

    ResponderEliminar
  3. Adoro maça assada! :) Quanto ao bolo de figos parece óptimo, a minha mãe uma vez fez um e gostei muito. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Que buena pinta tiene todo
    es un buen regiment JaJA
    Gracias por tu visita
    Besos

    ResponderEliminar
  5. O bolinho está com um aspeto maravilhoso!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  6. O bolo tem bom aspeto mas como sabe não gosto de figos.
    Fico-me pelas maçãs.
    Um abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Boa noite, querida amiga Gracinha!
    Gosto muito do sabor de figos e vou ver se acho para fazer um bolo de tanto que você nos mostra e me dá água na boca... gosto muito! Seguirei sua recetinha.
    Deus a abençoe muito!
    Bjm fraterno e carinhoso de paz e bem

    ResponderEliminar
  8. O aspecto desse bolo está divino e o sabor deve ser maravilhoso
    Adorei a dica Gracinha
    Beijinhos e um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  9. Oi Graça, bt!
    O bolo ficou bonito e certamente delicioso e as maçãs eu fiquei imaginando daqui a delícia delas assadas com licor.
    Bjssss amiga, um ótimo finalzinho de sábado e um maravilhoso domingo p/vcs é o que desejo

    ResponderEliminar
  10. Humm que delicia de figo em bolo, nunca tinha visto Gracinha.
    E o figo cada vez menos vejo por aqui. Aí tem muito pelo que vejo.
    Minha mãe fazia muito doce com eles lá em Minas Gerais.
    Boa receita e partilha.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. A minha mãe adora figos...esse bolo deve ser bom para ela!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar