Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Rabanadas ... para todos os gostos!!!

Gosto tanto de rabanadas
 e já experimentei 
algumas receitas!

A rabanada é um doce típico
 da consoada portuguesa!

Contudo ao longo do ano
...
para aproveitarmos pão seco
ainda as "provamos e aprovamos"!



Uma vez vi uma receita na TV
em que o gengibre e a laranja 
davam um toque especial 
a rabanadas feitas com pão cacete:





Ouvi numa reportagem que
em Alcobaça na doçaria conventual
 havia rabanadas
recheadas com creme de ovos 
(o que fica altamente doce)
e com doce de maçã
 (onde se saboreiam pedacinhos dela)
para os que não apreciam...tanta doçura!

A minha imaginação 
começou logo a funcionar!

Cortei uma fatia 
de pão de forma...ao meio.
Passei-as por leite morno 
e casca de limão (ralada).

Entalei doce de ameixa
...que é um pouco ácido...
entre as duas fatias já demolhadas.


Passei por ovo batido...cuidadosamente
de modo a não separar o conjuntinho.


Rapidamente ficam douradinhas
dum lado e do outro!


Só fiz quatro com receio de não apreciar!


Mas foi um sucesso!


RABANADAS
com recheio de NUTTELLA


Gosto de usar 
o pão de forma sem côdea:




No leite 
pus apenas raspas de limão:


As rabanadas ganham cor em:
açúcar ... canela e
 um pouco de manteiga:




A desvantagem
 é que temos de voltar
a colocar na frigideira 
os ingredientes
para alourarem as próximas
 mas
como somos poucos
só faço 3 de cada!


Aqui recheei com mel  e nozes:




Leve uma fatia 
e as receitas... se gostou das sugestões! 

Nós APROVAMOS!!!



Eu voltarei em 2019 ... com mais PETISCOS!!!

9 comentários:

  1. Adoro e tu sempre inventas boas receitas! Adorei ver e a de nozes e mel deve ser dos deuses! beijos, chica

    ResponderEliminar
  2. Adorei, tenho de experimentar!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  3. Todos os recheios me parecem bem, mas as de nutella já me deixaram a babar! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Têm ótimo aspeto.
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  5. Gracinha,
    Aqui em casa
    meu esposo faz questão:
    natal é com rabanada!
    Faço fora de época também.
    Adorei as possibilidades.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito e também as invento com o que disponho,
    em qualquer altura do tempo frio...
    Tudo de bom.
    Beijoca
    ~~~

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada pela receita!! Humm que delícia:)

    Beijos e um excelente Domingo!

    ResponderEliminar
  8. Bom descanso. E Festas Felizes:). Até para o ano.

    ResponderEliminar