Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Sugestões com rabanadas!!!

Rabanadas não faltam
na ceia de Natal!

Fui em busca das receitas
do Natal anterior
pois recordava_me que
já tinha feito de diversas maneiras!

As sugestões que aqui estão
principalmente para quem
gosta e ainda não teve acesso
às mesmas:



Uma vez vi uma receita na TV
em que o gengibre e a laranja 
davam um toque especial 
a rabanadas feitas com pão cacete:





Ouvi numa reportagem que
em Alcobaça na doçaria conventual
 havia rabanadas
recheadas com creme de ovos 
(o que fica altamente doce)
e com doce de maçã
 (onde se saboreiam pedacinhos dela)
para os que não apreciam...tanta doçura!

A minha imaginação 
começou logo a funcionar!

Cortei uma fatia 
de pão de forma...ao meio.
Passei-as por leite morno 
e casca de limão (ralada).

Entalei doce de ameixa
...que é um pouco ácido...
entre as duas fatias 
já demolhadas.


Passei por ovo batido
cuidadosamente
de modo a não separar 
o conjuntinho.


Rapidamente ficam 
douradinhas
dum lado e do outro!


Só fiz quatro com receio 
de não apreciar!


Mas foi um sucesso!


RABANADAS
com recheio de NUTTELLA


Gosto de usar 
o pão de forma sem côdea:




No leite 
pus apenas raspas de limão:


As rabanadas ganham cor em:
açúcar ... canela e
 um pouco de manteiga:




A desvantagem
 é que temos de voltar
a colocar na frigideira 
os ingredientes
para alourarem as próximas
 mas
como somos poucos
só faço 3 de cada!


Aqui recheei com mel  e nozes:




Leve uma fatia 
e as receitas
se gostou das sugestões! 

Nós APROVAMOS!!!



10 comentários:

  1. Boa noite de quinzena natalina, querida amiga Gracinha!
    Nao fosse eu ter duas na geladeira e iria ter que ir à rua providenciar.
    Recheada eu nunca fiz, mas me apeteceu fazer. A de nozes deve ficar um colosso.
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem
    https://espiritual-marazul.blogspot.com/2019/12/o-amor-e-epico.html

    ResponderEliminar
  2. Adoro as rabanadas e nos deixaste com água na boca,rs...bjs, lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  3. Hummmm acho que só de me babar já engordei 2 kilos, lool

    -
    --> Não desapareces do meu sentimento
    Beijo. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Este ano, não quero rabanadas... É guerra total às calorias...
    Bom apetite... Beijos
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante. A minha mãe não sabia fazer nada de doces a não ser as rabanadas, mas a terra dela as rabanadas eram feitas com vinho. Os mais abastados faziam-nas com vinho do porto, os pobres com vinho branco. Ela aprendeu que com leite se fazem fatias douradas, as rabanadas são feitas com vinho. Eu sou abstémia e não gostava. Felizmente passávamos o Natal com tios e primos e as minhas tias faziam sonhos e filhoses, coscorões e aletria.
    Quando casei meu marido disse-me que a sua guloseima preferida no Natal eram as rabanadas feitas com vinho, como a mãe dele (que já tinha morrido) fazia.
    Eu tinha lido num livro de um naturista que para tirar o álcool ao vinho, se punha este ao lume e se deixava ferver lentamente por um quarto de hora. Dizia ele que depois de arrefecido o vinho mantinha o mesmo sabor mas não viciava, pois o álcool se evaporava na fervura.
    Então pus o vinho a ferver, mas juntei-lhe uma casca de Limão um pau de canela e uma chávena de açúcar. Deixei ferver o vinho o quarto de hora e depois mergulhei nele ainda quente as fatias de pão. Depois passei por ovo e fritei. Ele gostou imenso e até hoje faço-as assim.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Que tentação essas rabanadas recheadas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Parece uma delicia, acho esta refeição uma delícia.

    ResponderEliminar
  8. Boa noite de 6ª feira

    GRACINHA
    saio daqui a salivar, que vontade de comer essa delícia.
    obrigada pela partilha

    Aproveito para dizer que alusivo ao Natal
    acabei de fazer 2 posts nestes blogues,
    gostaria que visse:

    http://pensamentosimagens.blogspot.com/  

    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/ 

    Só volto depois do Natal, penso eu que a tempo de desejar um BOM 2020

    Agora, um bom fim de semana.
    E um Feliz Natal.
    Beijinho da Tulipa  

    ResponderEliminar
  9. Muchas gracias por el paso por mi blog y como siempre dejar tu huella en el
    te lo agradezco mucho
    Te deseo felices fiestas
    cuidate mucho
    Besos

    ResponderEliminar