Acerca de mim

A minha foto
Coimbra, Portugal
Herdei do pai o gosto pelo fotografar e da mãe a sensibilidade em partilhar o que o meu olhar consegue alcançar!!! Nem sempre capto a beleza do espaço mas por vezes consigo realçar a mesma ... mesmo que aparentemente esta não exista!!!

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Receitas com tomate!

Este verão ... pequenos mas saborosos
os tomates ainda amadurecem na horta!

O que mais faço?
Sumo ... pois adoro!


A polpa que fica na máquina de sumos?


Congelo e utilizo na preparação das refeições!

Ao sumo de tomate gosto de acrescentar hortelã:


PUDIM de TOMATE:



_ um copo com açúcar;
_ um copo com ovos;
_ um copo com sumo de tomate;

e ...




Gosto de fazer uma camada de tomate 
nos assados:





ASSADO de legumes:


tomate...cebola...temperos


espinafre...abóbora...queijo e sementes


Vai ao forno...meia hora a 200.º


Acompanhou uma espetada:


Gosto de fazer uma polpa com tomate...pimento
e especiarias e congelar:





RECUPEREI esta receita de 09/09/2015

O "cherry tomato" ou tomate cereja
é uma variedade com um sabor mais doce
do que o tomate comum!!!


usei-os na decoração das refeições:



Fiz saladas:


Na hora de servir...limão a acompanhar:


Decorei-o num patê de abacate 
e queijo fresco:





Acompanhei as refeições:



E até experimentei doce:


Aprovado...mesmo com as "peles"!

200 g de açúcar;
300 g de tomate;
uma maçã
hortelã

E por aí?
Gosta-se de tomate???
O que se faz com "tanto" tomate!?

7 comentários:

  1. Fiquei bem curiosa sobre o pudim de tomate. Imagino a delícia! O doce, costumo fazer, é mesmo o meu preferido, mas sem as peles, rsrs, e com canela em vez da hortelã.Tantas sugestões deliciosas por aqui.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Sempre que visito este blog é uma desgraça, salivo sempre e fico com a pulga para correr e fazer algo de novidade, só mesmo a Graça para colocar uma variedade tão grande que nem conseguimos chegar a todas.
    Desta vez foi o Pudim de Tomate, estou curiosa por ver o resultado. Já escrevi a receita e quem irá executar, já sabe a Mãe.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  3. Amiga, fiquei de olhos arregalados com tantas sugestões apetitosas. Delas todas fiquei ansiosa por experimentar o pudim. O doce, um dos meus favoritos, que faço todos os anos, porque se come todo, eu faço com canela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Sabia que eu ia gostar. Hummm, todas as receitas e sugestões são deliciosas.
    Bjsss amiga

    ResponderEliminar
  5. Tantas sugestões fantásticas!! O tomate é sem dúvida um alimento maravilhoso!
    Beijinho
    https://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Mal li "... pequenos mas saborosos tomates ainda amadurecem na horta" lembrei da horta da minha mãe e veio-me o cheiro ao nariz.
    Diz a minha mãe que "no tempo da tomateira não há ruim cozinheira" querendo com isto dizer que o tomate dá um sabor especial à comida.
    Os tempos hoje são outros e é normal congelar e até a venda de tomate durante todo o ano, mas antigamente só havia tomate no verão.
    Nunca comi pudim de tomate, tenho de experimentar.
    Aqui virei mais vezes.

    ResponderEliminar
  7. Agora veio a segunda vaga de tomates da horta, mas só tenho 2 variedades, chucha e coração de boi. Para já só tenho feito salada de tomate, para aproveitar até fartar do sabor verdadeiro do tomate, mas já ando há anos para ver se faço doce de tomate.
    Trouxe aqui boas sugestões, algumas inusitadas que nunca me teriam passado pela cabeça, como o pudim. A Gracinha é uma cozinheira de mão cheia! Sortudos daqueles que podem provar as suas iguarias :)
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar